Como escrever em Japonês no computador - Post Especial

Como escrever em Japonês no computador - Post Especial

おはようございます。はじめまして、私はレアンドロです、。よろしくお願い済ます!
E aí, galera! Vocês já devem ter se perguntado como eu escrevo assim, certo? Não, vocês não precisam de um computador importado do Japão ou algum tipo de teclado especial. Na verdade, existem vários meios de se escrever em japonês no PC sem usar romaji. O melhor na minha opinião é a utilização do Windows IME.
Nesta postagem vou ensinar como instalar e usar o Windows IME (Microsoft IME) para escreverem facilmente em 日本語!

O Windows IME é um suporte para os caracteres japoneses para Windows, não se trata de uma fonte ou algo do tipo. Sabe aquele botãozinho onde está escrito "PT" no canto inferior direito da sua tela na barra de tarefas, então, é ali onde você seleciona o idioma que você deseja utilizar. Por padrão (se você comprou sua máquina no Brasil ou Portugal) provavelmente virá o Português (PT) no "standard" e o Inglês (EN) como opção a ser selecionada caso desejado (algumas teclas do teclado "mudam" de lugar, os símbolos pra ser exato). O Windows IME adicionará uma terceira opção a essa lista, o "JP", ou seja, o japonês, que adicionará além disso um menu onde você tem diversas opções de configuração, escolha do alfabeto, ou mesmo o tamanho que você quer que os caracteres tenham. あ ア ア  a a. Essas são as opções que são fornecidas, como podem ver até mesmo dois tamanhos de romaji estão incluídos.
Outra coisa muito legal é a facilidade de se escrever kanji com o Windows IME, basta escrever o que você quer normalmente em hiragana e pressionar a tecla de espaço que irá se tornar no kanji mais comum para aquela pronúncia, e se não for o kanji que você deseja basta pressionar a barra de espaço novamente e uma lista se abrirá com inúmeras outras opções. Fácil né?

Você que deseja escrever em japonês fugindo do romaji, para escrever um texto, uma história, ou mesmo impressionar seu amigo lá da terra do sol nascente encontrará no Windows IME a ferramente ideal para que você saia por aí arrasando nas 'japonices'.

Bem, como no meu PC está instalado o Windows 7, é baseado nele que fiz este tutorial. Entretanto não será difícil a instalação em outras versões dos sistemas operacionais da Microsoft.

Pois bem, seguem agora as instruções de como instalar o Windows IME no seu PC.





1 - A primeira coisa a fazer é abrir o painel de controle. Para isso, basta clicar no botão iniciar e ele vai aparecer lá.



2 - Com o painel de controle aberto, basta clicar em "Relógio, Idioma e Região".

3 - Então clique em "Alterar os teclados ou outros métodos de entrada"

















4 - A janela de "Região e Idioma" vai ser aberta na aba de "Teclados e Idiomas", caso esteja em outra aba, vá para a aba de "Teclados e Idiomas". Clique no botão "Alterar teclados..."

5 - Será aberto a janela "Serviços de Texto e Idiomas de Entrada", clique na aba "Geral". Clique agora no botão "Adicionar...". Isso vai abrir a janela "Adicionar Idioma de Entrada".

6 - Nessa nova janela encontre a opção "Japonês (Japão)" e clique no "+", você verá a opção "Teclado" surgir abaixo dele, agora clique no "+" da opção "Teclado". Então selecione a opção "Microsoft IME" e clique em "OK".


7 - Basta confirmar tudo que aparecer na tela clicando em "OK". Pode ser que seja necessário reiniciar o PC para que as atualizações sejam aplicadas. Pronto! Seu Windows IME está pronto para ser usado!

Para ter certeza que deu tudo certo basta clicar no botão de idiomas localizado na Barra de Tarefas à esquerda do relógio. Se aparecer a opção "JP  Japonês (Japão), então deu tudo certo.
Selecione "JP  Japonês (Japão)" e você verá surgir várias novas opção na sua Barra de Tarefas. Se isso aconteceu, então está tudo certo. Para voltar ao Português basta clicar no botão de Idiomas novamente, que dessa vez deve aparecer como "JP" em vez de "PT".

Caso ocorra de você ter, acidentalmente, mudado o idioma padrão de entrada para Japonês, toda vez que você começar a usar o seu PC o seu idioma de entrada vai estar em Japonês, causando o transtorno de ter que trocar para Português toda hora. Se isto acontecer, basta mudar de volta para o Português, para isso vá novamente no "Painel de Controle" e em "Alterar os teclados ou métodos de entrada", clique em "Alterar teclados..." e escolha "Português (Brasil)" ou Portugal (no caso de você ser português). Então clique em "OK".

Prontinho! Não há nada mais a ser feito. Seu Windows IME está completamente apto.

わかった!でも。。。 "Entendi! Mas e agora? O que eu faço para escrever em japonês, sensei?" Muito simples, meu jovem aprendiz, e é exatamente disto que eu vou falar agora.

Para utilizar o básico do Windows IME basta saber umas poucas coisas, o resto vou deixar por conta de vocês descobrirem.

Para selecionar com qual alfabeto deseja escrever, basta clicar no botão indicado na imagem:

Dependendo do alfabeto que escolher, o botão muda. Ele sempre vai ser um A, mas pode ser em hiragana (あ), em katakana (ア), em romaji (A), ou suas variações de tamanho.

Para escrever em hiragana e katakana, basta escrever foneticamente e pressionar enter para confirmar. Pressionar espaço vai fazer com que surja um kanji, pressionar novamente vai mostrar outras opções de kanji e possibilidade de escrita. É muito intuitivo e logo se acostumarão. Por exemplo, não há necessidade de mudar para katakana sempre, basta escrever qualquer coisa em hiragana normalmente e pressionar enter, se o mais provável é que a palavra seja estrangeira, o programa a torna em katakana automaticamente, se quiser outra opção, pressione espaço de novo, quando ficar satisfeito pressione enter.
Basta mexer um pouco no Windows IME e logo ficará muito acostumado.
Dica: um atalho útil é o Alt+Shift que muda o idioma do teclado.

Não se preocupe, instalar o Windows IME não vai fazer seu PC ficar todo em Japonês, ele só está relacionado com o idioma do teclado, só isso. Então pode colocar sem medo.

Agora só sair por aí escrevendo em japonês, e repitam comigo: "ROMAJI NUNCA MAIS!" Assim vocês vão se acostumar com os alfabetos japoneses.

わかった!
どうもありがとうございます!
じゃあ!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocês gostam de música? Então vamos praticar Hiragana!

Partículas - muito importante! (Parte 1 - は/wa e の/no)